quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ola,
Hoje acordamos bem cedo e após um excelente breakfast, fomos a uma visita a Exxon Mobil Corporation ou ExxonMobil, uma empresa petrolífera multinacional estadunidense. Foi formada em 1999, na fusão da Exxon com a Mobil, duas empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company. É atualmente a segunda empresa do mundo em faturamento e a maior em valor de mercado.

A visita começou com a apresentação de um vídeo sobre segurança por dois funcionários. Da esquerda para a direita de uniforme azul, Fred, Refinery Coordinator e Joe, Environmental Coordinator. Ao término do vídeo, ainda na sala de reuniões, eles explanaram sobre a empresa no geral: processos, projetos sociais, destinação dos resíduos, tratamento de água e outros.
Infelizmente, por questões de segurança não podemos tirar fotos dentro da refinaria. Joe e Fred nos mostraram ao longo do caminho, os locais e equipamentos onde ocorre a destilação do petróleo, separação das frações por processo que se baseia na diferença no ponto de ebulição,produzindo gás, gasolina e diesel.
Fred e Joe responderam a todas as perguntas que fizemos, e põe perguntas nisso!!!!!!!!

Depois da visita, nossos anfitriões nos levaram para um merecido almoço, afinal quem trabalha muito, come muito!!!!!



Olha só a alegria da criança!!!!!

Esse búfalo ainda ta vivo!!!!!

Após o almoço, fomo gastar algumas calorias e dólar também!!!Fizemos um breve tour pela cidade.



Agora vou dormir, amanhã cedo teremos mais emoções.
A todos uma boa noite, ou melhor, um bom dia!!!
By Sueli


VISITA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA


Hoje visitamos a Estação de Tratamento de Água – ETA da cidade de Billings-MT, que possui uma capacidade de tratamento de 65 milhões de galões (3,6 litros) por dia, para o abastecimento da população e outros usos, equivalente a 2708 litros por segundo.
Fomos recepcionados por Michael Rubich, P.E. , Diretor Superintendente da ETA, que com toda a atenção nos mostrou o processo de tratamento de água, da captação,tratamento e legislação ambiental vigente, até o sistema de distribuição de água tratada.
Por questões ambientais e a garantia de que a água chegará de acordo com a legislação vigente, faz se necessário o acompanhamento de parâmetros de qualidade do corpo d´água (Rio Yellowstone), uma vez que à montante da captação, possuem pequenas comunidades que utlizam pesticidas para controle de pragas em suas plantações, e também o degelo das montanhas contribuem para o aumento da carga orgânica do rio, aumentando a colônia de bactérias e o aumento no consumo de insumos no processo de tratamento.
O sistema de distribuição de água tratada compreende 14 reservatórios distribuídos em pontos estratégicos para facilitar a distribuição e manter a mesma pressão de água. Todo esse sistema é automatizado e controlado pela sala de controle na ETA. As tubulações estão instaladas por volta de 1 metro de profundidade, a fim de evitar o congelamento da água no inverno.

Ponto de captação e tratamento preliminar.


Central de Monitoramento e Controle da ETA


Marcel e Michael em frente à estação de recalque de água tratada

 
VISITA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO


Na mesma tarde tivemos a oportunidade de conhecer também o processo de tratamento de esgoto – ETE da cidade de Billings-MT, com capacidade de tratamento por volta de 15 milhões de galões(3,6 litros) por dia, esgoto gerado na cidade , equivalente a 625 litros por segundo. Fomos recepcionados por Bruce, responsável pelo setor de manutenção da ETE, mostrando o sistema de tratamento de esgoto.

O Interessante desta visita, é que em comparação aos tratamentos de esgoto no Brasil, o sistema de tratamento que visitamos possui uma sequencia de tratamento sem o uso de oxigênio (Tratamento Anaeróbio), seguido do tratamento com aplicação de oxigênio (Tratamento Aeróbio), que compreende a aplicação forçada de oxigênio, acelerando o processo de decomposição da matéria orgânica presente no esgoto sanitário.
No processo Anaeróbio,  a ETE possui um sistema de captação dos gases gerados, que são filtrados e reaproveitados como combustível para geração de energia e utilizada para o funcionamento de motores. A estação tem a capacidade de tratar 5 vezes mais após pequenas alterações.

"A população cresce, e temos que garantir o abastecimento de água tratada e tratar o esgoto sanitário gerado, sem deixar que isso comprometa a aqualidade de nossos rios e que no futuro, a água seja motivo de confrontos entre países."    Marcel.


Entrada do processo de tratamento preliminar


Tanque de decantação (total de 4 tanques iguais a esse)


Tratamento Aeróbio, com aplicação de ar para acelerar o tratamento

Sistema de distribuição do ar (tubulações em condições exemplar)

Um comentário:

  1. Olá cara Sueli, que bom ter notícias suas!!
    Tenho certeza que você já foi logo relacionando todas as coisas na refinaria com aqueles nomes químicos e científicos que vc tanto domina!!! Fico feliz pq quando vc voltar vc dará aquela aula pra gente aqui!!
    Continue aproveitando bastante, grande abraço,
    Débora Ota.

    ResponderExcluir