Fomos recebidos por Jim Paquette, diretor do hospital, também rotariano do RC de Billings.
Nossa cicerone durante a visita foi a simpatica Margo, e nossa primeira parada foi no heliporto do hospital. O St Vincent mantém um serviço de atendimento de emergência por helicóptero que cobre uma região num raio de 250Km. Os atendimentos mais frequentes são pessoas com problemas cardíacos, e na temporada de verão ocorrências ortopédicas, devido à pratica de esportes nas montanhas do estado. Segundo a Margo, o trabalho da equipe, que é formada por 9 times com um piloto, um paramédico e uma enfermeira, tem pela frente situações que poucas pessoas gostariam de presenciar.
Nosso tour pelo hospital continuou com uma visita à sala de cirurgia que utiliza um equipamento de ultima geração, um robo de operação remota para assistencia a cirurgias, chamado Da Vinci, que deixou todos do grupo muito impressionados por sua precisão e mobilidade. Para que pudessemos entrar na sala foi necessario vestir uma roupa especial.
Que tal esta roupa como sugestão de próximo uniforme?
Da Vinci em operação
A cirurgia pode ser acompanhada também pelo monitor acima do robo, facilitando o trabalho dos medicos assistentes e enfermeiras. O Hira, membro de nosso grupo, teve a oportunidade de manusear os controles e ficou admirado com a facilidade de operação do equipamento.
Após a visita ao Da Vinci, passamos ainda por uma sala de cirurgia assistida por um equipamento de tomografia computadorizada utilizado principalmente em cirurgias de pacientes com aneurismas cerbrais e de outras artérias vitais.
O St. Vincent Health Care tem 317 leitos, e oferece tratamentos cardíacos, oncológicos, de ortopedia, cirurgicos e maternidade.
Na maternidade são realizados em média 1.200 partos, e conta ainda com uma unidade de tratamento intensivo para bebes prematuros com 22 leitos. De tudo o que pudemos ver no St Vincent, o que mais comoveu a todos foi a visita à UTI de prematuros. A fragilidade de um dos bebes nascido com 26 semanas, e sua evidente luta pela sobrevivência nos deixou emocionados, alguns com lagrimas nos olhos.
UTI de prematuros
Por motivos de privacidade nenhum dos bebes pode ser fotografado.
Que legal... adorei esta visita!!!
ResponderExcluir