quinta-feira, 13 de maio de 2010

VISITA À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE HELENA-MT

Fomos recepcionados pelo supervisor de operações Mark Fitzwater, que apresentou setores de tratamento que atualmente são considerados pioneiros no tratamento de esgoto avançado. A estação possui uma capacidade de tratamento de 30.000 habitantes, ou equivalente a 3 milhões de galões por dia.



Em 2000, a estação de tratamento de esgoto realizou adaptações e melhorias em seu processo, atendendo as exigências técnicas da EPA, aumentando sua capacidade e eficiência de tratamento.

Uma das novidades é a captação dos gases e apenas realizar uma pequena filtragem, removendo sólidos e inserindo-o no motor de queima, onde esta queima faz a troca de calor aquecendo o nitrogênio, que expande e realiza o movimento.



O equipamento Boiler é responsável por manter a temperatura dos biodigestores entre 35 e 36 graus Celsius.
Este equipamento é responsável pelo aquecimento do ar que vai em direção ao tanque de aeração e manter a temperatura adequadas as colônias de bactérias que são responsáveis pela degradação da matéria orgânica.



O Sistema de tratamento possui uma etapa não aerada em tanque aberto e um tanque ao lado com aeração, pois assim, consegue-se remover da água a amônia, proveniente da uréia (urina).




O mais interessante é o processo de desinfecção da água no final do tratamento, pois, no Brasil utilizamos muito o cloro em gás para esterilizar a bactérias, mas nesta estação está instalado um sistema de desinfecção por ultravioleta, mais prático e eficiente para o volume atualmente tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário