quarta-feira, 5 de maio de 2010

04/05 - Nosso dia em Bigfork...

Conforme previsto no calendário de atividades, deixamos Lakeside rumo à Bigfork, uma pequena cidade com cerca de 1.800 habitantes, ambas próximas à Kalispell.

Assim que chegamos, visitamos a empresa Meissenburg Designs (www.oldwoodsigns.com), um tipo de agência de publicidade cuja especialidade é a confecção de materiais de sinalização com efeito envelhecido, incluindo almofadas, placas metálicas e de madeira, em formatos variados. Todo o processo de criação, corte de placas, impressão e costura de almofadas é feito por eles mesmos.
Os principais clientes são hotéis, restaurantes, bares, parques e outros. Há também alguns distribuidores que vendem os produtos no varejo, como souvenires.

Marissa Keenan, Diretora de Vendas da Meissenburg Designs, que nos conduziu durante a visita e produtos comercializados ao fundo

Passamos, ainda, por uma lojinha que vende – no mesmo espaço em que fabrica – geléias de huckleberry, uma fruta típica daqui, que cresce nas montanhas e é muito apreciada pelos ursos. O negócio é familiar, foi iniciado em 1949 e só no ano passado vendeu aproximadamente 50 mil potes de geléia.

A fruta...

Gretchen Gates, sua cozinha...

... E o hall de entrada da loja

Em seguida conhecemos o Pocketstone Café (http://blog.pocketstonecafe.com/2010/05/04/guests-from-brazil.aspx), uma opção de entretenimento em construção, que reutiliza materiais na obra, como madeira oriunda de celeiros, currais e ‘dormentes’ de linhas férreas. Segundo os proprietários Carolyn (membro do Rotary Club de Bigfork) e Dave, seu marido, a intenção é oferecer à população e aos turistas um ambiente aconchegante, onde os amigos possam se encontrar, saborear deliciosos cafés da manhã e almoços e guardar boas lembranças.

As obras do novo espaço, toda com madeira reaproveitada
Fachada do Pocketstone Café

Visitamos também o museu que ‘abriga’ materiais que retratam a história, desenvolvimento e aspectos culturais da cidade, assim como galerias de arte (as exposições contemplam principalmente as paisagens, flora e fauna daqui).

Obras de galerias diferentes...

Cena típica de Montana retratada em óleo sobre tela

Escultura em bronze do artista Ken Bjorge...

... e uma de suas obras em execução

Impressionantes obras de outro  artista...

...o nativo americano Sunti Pichettchaiyakul

Pausa para o almoço e...

... Partimos para o Averill’s Flathead Lake Lodge (www.averills.com), que segundo os proprietários não se trata de um hotel ou resort, mas de um ‘dude ranch’. Para facilitar o entendimento, o dicionário Longman explica essa expressão como “um local de descanso nos EUA, onde você pode andar a cavalo e viver como um cowboy”.
Este negócio foi originado em 1945, quando a fama dos ranchos de gado do “velho oeste” se espalhou por todo o país. Cidadãos de Bigfork imploraram aos Barões do Gado que permitissem visitas às suas propriedades mediante cobrança de uma ‘taxa’, e o que deveria se resumir a dias de descanso caracterizou-se como férias inigualáveis no rancho da família Averill.
Desde então, aproximadamente 60 - 70% dos hóspedes retornam nos anos seguintes, sendo que alguns deles frequentam o local há três gerações.
Para terem ideia, há atividades para qualquer um – de crianças a adultos – e uma semana de estadia para uma família de 4 pessoas custa aproximadamente US$ 10,000. Doug Averill, o atual administrador (que mora com a família no local) disse que Bill Gates brincava com aquele cubo mágico em frente à lareira quando era criança e as pessoas diziam que ele era um garoto esperto. “Só não imaginamos que seria tanto”, brincou ele. Há também dois peixões empalhados na parede, pescados pelo ex Presidente George Bush. Foi uma visita bem legal!

Na entrada

O proprietário Doug Averill contando a história do rancho ao grupo, na lareira em que Bill Gates brincava com o cubo mágico...

Este é o urso que toma conta da cozinha!!!

Candelabro de chifres de cervo

Resultado da pescaria de George Bush no rancho dos Averill

Vistas do rancho...

Ao deixar o rancho fizemos um tour pela cidadezinha, encontramos as famílias hospedeiras, conhecemos ‘nossas camas por uma noite’ e fomos para a reunião com membros do Rotary Club de Bigfork.

Durante o tour na 'pequena' Bigfork

Dia cansativo, mas bastante interessante.
Aguardem novidades!

1. Nossa! Fiquei um tempo sem poder acessar e quanta coisa legal vcs. colocaram! Parabéns por tudo!