sábado, 8 de maio de 2010

Universidade de Great Falls

Hoje no período da manhã tivemos duas boas visitas no Campus da Universidade de Montana e no Colégio de Tecnologia- Greats Falls. Primeiro tivemos a oportunidade de conhecer o Departamento de Biologia Celular e Neurociências da Universidade, quem nos recebeu foi o Sr. David Crum.


David Crum - Pesquisador Responsável
O campus desenvolve pesquisas genéticas com embriões de ratos e suas pesquisam são bastantes relevantes e respeitadas nesta área, pois suas pesquisas ajudam a entender doenças como Alzheimer, Esclerose, Vaca louca, etc.

Os processos de verificação são bastante complexos, primeiramente eles tentam reproduzir a doença e neutralizar na cobaia. O processo é transgênico, eles tentam identificar através do DNA a doença e tentam estudar todo o seu processo evolutivo. Para tais estudos é necessária muita tecnologia. E tivemos acesso à pesquisa de coleta de semem e analise deles. Infelizmente não tivemos muito tempo.
Equipamentos de Análises
O Departamento mantêm aproximadamente 10.000 ratos de cobaia para pesquisas.

Outra coisa bacana do departamento é com relação a sua missão educacional, ao qual promove um curso com duração de 10 semanas, para quem tiver interesse no assunto. Este curso já foi responsável pela formação dos melhores profissionais da área médica do Estado de Montana.



Visita ao MSU College of Technology Great Falls


Um dos varios búfalos  que encontramos pela cidade

Entrada do Colégio Técnico

Em seguida fomos para outra área do campus do Colégio de Tecnologia de Greats Falls, fomos recebidos pela Gerente de Projetos Mel Lehman e pelo Diretor de Programa Jason Harding. E para a grata surpresa do grupo, encontramos alguém que falava português e que serve na Força Área dos EUA, o Soldado Helton Rosalino, natural de São caetano do Sul.
 Helton Rosalino, Marcel e Jason Harding

A escola possui aproximadamente 3.000 alunos em 43 cursos, além deste curso presencial ela mantêm outros cursos a distancia.
Tivemos a oportunidade de focar um destes cursos que está sendo montando, o de Energia Renovável.
O curso ainda não está funcionando, mas tivemos acesso aos preparativos do curso e a grade.




Tivemos focos na área de energia eólica, que é a energia que provém dos ventos.
O curso já recebeu um investimento de US$ 300.000, que é feito em parceria com  empresas do setor.
O programa tem como objetivo a formação de profissionais na área.
O curso é muito parecido ao que temos no Brasil, os cursos de Tecnólogos, que tem a duração de 2 anos. O aluno necessita ter noções elétrica, matemática, informática, etc.
O curso habilita o aluno como Técnico de Energias Sustentáveis.
Para que quiser saber mais segue o catálogo do curso:


Após a visita fomos a um resturante típico da cidade, onde nossos glutões literalmente queimaram a lingua com pratos apimentados.



Prato apimentado que vinha com um bolo de fubá, pois para quem como pimenta não adianta beber água, para cortar o ardor somente com pão ou bolo ! Tava picante !
O prato tinha linguiça, arroz, carne de frango ou tinhamos a opção de frutos dos mar sendo todas muito apimentadas. 

Nosso guia, o apresentador de um jornal matinal na TV local 3KRTV, o rotariano Arthur Taft.



Nosso transporte durante o dia em Great Falls

Nenhum comentário:

Postar um comentário