segunda-feira, 10 de maio de 2010

10-05-2010 Visita ao Montana Historic Society Museum
Após a visita ao Capitólio, seguimos para o museu de Helena, em frente a onde estávamos.

O museu é uma parte essencial de uma experiência de viagem significativa em Montana. O Museu recolhe, preserva e interpreta arte, históricos, arqueológicos e os artefatos etnológicos que pertencem a Montana e sua região geográfica adjacente. Muito respeitado pelos cidadãos de Helena.

Maquete do Morro dos Sacrificios de Billings


Nesse museu existem exposições itinerantes e permanentes.


Um exemplo de exposição itinerante, é "A Terra de muitas histórias":

O ano 2010 marca o centenário da Glacier Park e o Montana Historical Society, em colaboração com a Glacier National Park, National Park Service, composta por reproduções de fotografias históricas, imagens e texto que acompanham. A exposição explora as muitas maneiras que pessoas tem usado e desfrutado, a área de contato pré-europeu até hoje, e vai ilustrar que muita coisa mudou ao longo dos anos.

Armadilha para pegar urso
Como exemplo de exposições permanentes temos a "Montana Homeland", sobre o tema "Pessoas e Meio Ambiente". Esta exposição examina como era a vida no passado em Montana. Montana Homeland se concentra em como as pessoas viviam, trabalhavam e como eles se adaptaram - uns aos outros e ao mundo à sua volta. A exposição explora as maneiras como as pessoas interagiam com o meio ambiente, e como suas atividades cotidianas refletiam a interação. Estas atividades incluem as maneiras como as pessoas obtinham alimentos, roupas e abrigo, as ferramentas e os sistemas mecânicos desenvolvidos para facilitar a vida e as maneiras como as pessoas viajavam e as mercadorias transportadas em todo o país, desde as primeiras famílias individuais para a cidade moderna.


Cozinha de uma casa rural de 1930

Além das exposições o museu conta com belíssimas coleções de artefatos nativos americanos.

Charles Russell

Peças em bronze de Charles Russell
Um dos acervos interessantes do museu é o Bufalo Branco "Big Medicine, que viveu de 1933 a 1959. Bufalos albinos são muito raros, acontecendo a cada 5 milhões de nascimentos. São considerados pelos nativos americanos um sinal auspicioso, de grande poder espiritual.


O Museu Montana Historical Society é credenciado pela Associação Americana de Museus, a maior honra de um museu pode receber. Para conhecer mais sobre o museu visite http://www.his.state.mt.us/

Um comentário: